urologia > Vasectomia
VASECTOMIA
1. Introdução
A vasectomia é uma cirurgia considerada de pequeno porte, mas mesmo assim é uma cirurgia. Tem duração de cerca de 40 minutos e pode ser realizada com anestesia local ou sedação (onde o paciente dorme durante todo o procedimento). O objetivo desta cirurgia é impedir que o espermatozóide saia no líquido ejaculado.
2. Importante saber!
Segundo lei do Ministério da Saúde, homens com mais de 25 anos sem filhos e/ou acima de 21 anos com ou pelo menos dois filhos (as) vivos estão aptos a realizar a cirurgia. TODOS OS PACIENTES DEVEM PASSAR POR CONSULTA E AVALIAÇÃO UROLÓGICA ANTES DA CIRURGIA.
3. O procedimento
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, podendo ou não ser realizada sedação do paciente. Uma pequena incisão na bolsa testicular permite a dissecção local seguido de identificação do ducto deferente. O Ducto é seccionado (cerca de 2,0 cm) e ligado em ambas as porções terminais. Cuidados são tomados com pequenos sangramentos locais e com nervos que se localizam na região. A pele é suturada com fios absorvíveis e não precisam ser retirados.
4. Pós operatório
O paciente deve permanecer pelo menos 2 dias de repouso evitando longas caminhadas e excesso de esforço físico. Em 48 horas, o paciente pode retornar às suas atividades do dia a dia (dependendo do trabalho), e em 7 a 10 dias, estará liberado para realizar esportes e relação sexual.
Importante saber que um novo espermograma deve ser realizado após 3 meses de cirurgia ou após 25 ejaculações, para que todos os espermatozoides tenham saído da porção restante do deferente.